Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Catarina Pedras

5 dicas para seres super produtiva/o

5 dicas para seres super produtiva.png

 Olá,

 

Já alguma vez pensaram que as 24 horas que temos por dia não são suficientes para acabarem aquele trabalho que é mesmo preciso entregar?

Ou que por mais que se sentem à secretária por horas a fio que chega o fim do dia e só escreveram um parágrafo?

A mim já.

 

Para quem não sabe estou atualmente a (tentar) escrever a minha tese de mestrado e ao início foi um pesadelo para conseguir começar realmente a escrever alguma coisa.

Ou passava um dia inteiro e só escrevia um parágrafo.

Ou quando realmente escrevia alguma coisa sentia que não era nada daquilo que queria escrever.

Ou fazia “excursões” até ao frigorífico. [Quem nunca?]

 

Mas, nos últimos tempos, tenho sentido que consegui encontrar uma “fórmula secreta” para realmente utilizar o tempo que tenho de forma produtiva.

E, por isso, hoje decidi partilhar convosco 5 dicas que fizeram de mim “super” produtiva:

 

1 - Planeia e estabelece metas

Tira um momento para te sentares e fazeres uma lista (pode ser mental, mas sinto que quando escrevo é mais fácil de cumprir!) do que tens a fazer, de quanto tempo tens e como queres fazer.

Depois de saberes o que tens a fazer e de quanto tempo dispões traça metas e prazos. Torna-se mais fácil gerires o tempo que tens se tiveres uma ideia de quando tens que terminar a tarefa!

 

2 - Divide tarefas

Não tentes fazer tudo ao mesmo tempo ou vais acabar frustrada(o)!

O mais fácil é dividires a tarefa em tarefas mais pequenas e definir prazos para cada uma delas.

Quando terminares cada tarefa vais sentir que realmente fizeste alguma coisa e motivado para “atacar” as tarefas que te faltam!

 

3 - Inspira-te

O ambiente que te rodeia quando trabalhas pode ter muita influência no quão produtiva(o) és!

Se te distrais facilmente em casa podes optar por ir para uma biblioteca (ver outras pessoas a estudar/trabalhar é, por vezes, bastante motivador!).

Procura um ambiente com muita luz e mantém a tua secretária limpa e organizada.

Quando estou a escrever adoro pôr música de fundo clássica (a música clássica ajuda à concentração!) e ter na minha secretária coisas que me motivem: imagens, frases inspiradoras…

 

4 - Mantém água e snacks à mão

De forma a evitar as constantes viagens até ao frigorífico, comecei a levar comigo para onde quer que fosse estudar (casa, biblioteca, esplanada…) uma grande garrafa de água e uns snacks (palitos de cenoura, nozes…).

Percebi que usava a “fome” como desculpa para fugir ao que tinha de fazer e acabava por comer quando não precisava e demorar muito mais tempo para terminar os trabalhos.

 

5 - Começa

A minha última dica (apesar de parecer óbvia) é que comecem!

Para mim, pelo menos, o mais difícil é começar, ganhar ritmo.

Tinha tendência a arranjar mil e uma desculpas para adiar o que não podia ser adiado, mas, quando realmente comecei, tornou-se muito mais fácil entrar no ritmo.

 

O que acharam?

Alguém tem umas “super” dicas que queira partilhar?